Esta é uma pergunta comum no meio corporativo, assim como, é comum vermos muitos recursos empenhados em ações de desenvolvimento humano com pouco ou nenhum retorno efetivo para a empresa.

Powered by Rock Convert

Por isso, de forma prática, destacamos 3 fatores a serem considerados na hora de desenvolver um treinamento para o seu time.

  • Engajamento: As atividades propostas devem ser desafiadoras, estimular os participantes a saírem da zona de conforto. Ao mesmo tempo, é importante que sejam prazerosas e interessantes, pois geram emoções e efetivam aprendizados.
  • Metodologia: Opte por uma metodologia onde os participantes possam apresentar, perceber e desenvolver suas competências de forma humana e eficiente. De uma maneira geral, os treinamentos experienciais, quando corretamente realizados, são ótimas oportunidades para isso, pois é possível extrair o aprendizado das simulações e atividades lúdicas vivenciadas e transferi-los para o ambiente de trabalho.
  • Individual e do Time: Procure ações que desenvolvam competências, valores e propósitos individuais e que estejam correlacionadas com a missão, visão e valores da empresa, isso pode fortalecer o sentimento e motivação do funcionário de estar no caminho certo. Quando trabalhado isto conjuntamente com atividades onde o time todo deve superar desafios em comum, é fortalecido o Team Building (Fortalecimento do Espírito de Time), fundamental para uma equipe engajada e motivada.

Espero que esses pontos tenham contribuído para seu melhor entendimento a respeito de atividades de Team Building e Treinamentos Experienciais.