Alguma vez sentiu uma sensação de contentamento enquanto realizava serviços na empresa? Já comemorou junto com a sua equipe o alcance de metas e experimentou um bem estar interno? Essas reações só são possíveis quando há felicidade no trabalho. Cada vez mais as empresas vêem buscando proporcionar um ambiente corporativo saudável e alegre. Mas de que maneira elas podem contribuir para a tão almejada felicidade?

Neste artigo, entenderemos melhor o que significa ser feliz no trabalho, por que esse sentimento é importante para os profissionais e como alcançá-lo. Acompanhe!

O que é a busca da felicidade?

Embora pareça ser um assunto moderno, o livro “Felicidade: uma história”, escrito por Darrin McMahon, revela citações sobre felicidade que remontam o século 6 a.C. No contexto corporativo, esse sentimento aflora quando vivenciamos, por exemplo, o sucesso de um projeto ou somos reconhecidos por algum serviço que realizamos.

No entanto, há uma diferença entre momentos de felicidade, como os citados, e a plenitude dessa sensação. Pessoas realmente felizes conseguem ter emoções positivas como o otimismo, a esperança, a gratidão e a confiança, mesmo em fases desafiadoras de sua carreira.

Parece utopia? Talvez. Mas é importante lembrar que, diferente do que alguns pensam, a felicidade no trabalho é como tudo na vida: uma questão de escolha. Então, embora existam muitas técnicas e métodos para atiçar a sensação de bem-estar nos profissionais, no final, é o indivíduo que decidirá o tamanho da sua felicidade.

Qual é a importância da felicidade no trabalho?

Quando um profissional adquire a felicidade no trabalho, normalmente, torna-se mais engajado, criativo e produtivo. Também realiza serviços de qualidade e ajuda os outros membros da sua equipe, ou seja, é mais colaborativo do que os menos felizes. Além disso, sentimentos de satisfação contribuem para a queda do absenteísmo, estresse e a rotatividade de profissionais.

Esse conjunto de benefícios provém do “flow” (conceito desenvolvido pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi), que significa a imersão em uma atividade sem fazer esforço, mas pelo simples prazer de realizá-la. Vemos essa reação em profissionais que se conectam e enxergam um propósito no seu trabalho, demonstrando altos níveis de entusiasmo, interesse e contentamento.

Powered by Rock Convert

Como alcançar a felicidade?

Uma pesquisa feita pela Boston Consulting Group, intitulada “Understanding Brazil’s Workforce in a Troubled Time“, demonstrou que, para os brasileiros, a felicidade no trabalho envolve mais a experiência no emprego do que salários altos. Sendo assim, para construir esse sentimento e vivenciar momentos satisfatórios no trabalho, é preciso seguir algumas regras. Veja alguns exemplos.

Tenha um propósito na vida

Qual lugar você quer chegar? O que faz você acordar todos os dias para trabalhar? Essas perguntas o ajudarão a definir um propósito de vida. E não precisa ser necessariamente ganhar dinheiro. É melhor que o emprego seja visto como um meio para alcançar um fim, por exemplo: dar uma boa educação para os filhos.

Crie metas no trabalho

Colocar alvos de curto, médio e longo prazo no trabalho dará direcionamento na sua carreira. Porém, as metas devem ser razoáveis e não motivadas por disputas com outros profissionais. Um bom objetivo pode ser aumentar a qualidade dos seus serviços ou tentar alcançar uma promoção no próximo ano.

Separe momentos de lazer

Por mais difícil que seja, é necessário desligar-se do trabalho assim que o expediente terminar. Envolva-se em atividades descontraídas e que fazem bem, como: a prática de exercícios físicos, conversar com a família e sair com os amigos.

Seja paciente

Todos os dias haverá situações que testarão a nossa paciência e, se permitimos, roubarão a nossa felicidade. Para não ser afetado, é preciso manter-se calmo. Algo que ajuda é sair um pouco do ambiente tenso, mentalizar coisas boas e concentrar-se nos aspectos positivos da empresa em que trabalha.

De fato, a felicidade parece algo muito distante para alguns e a rotina de outros. Porém, todos têm a mesma probabilidade de encontrar o bem-estar íntimo no trabalho. Basta enxergar no seu emprego um objetivo que o ajuda a alcançar metas maiores na vida.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como é possível alcançar a felicidade no trabalho? Queremos que você tenha acesso aos próximos conteúdos. Curta a Team Building Brasil no Facebook e no Linkedin.