Entendendo que a motivação é um processo que ocorre dentro do indivíduo, que pode estar alinhado com suas competências, forças e características pessoais, necessidades, desejos, etc., cabe ao líder, conhecer os membros de trabalho e traçar boas estratégias para estimular sua equipe, pois assim é possível torná-la produtiva e comprometida com o volume de trabalho diário. Infelizmente, a realidade nas empresas é bem diferente.

Ao conversar com mais de 38 mil profissionais de 200 países, a Microsoft descobriu que cerca de 17 horas semanais são improdutivas no expediente. Em outras palavras, mais de dois dias de trabalho são jogados fora.

Por isso, nós reunimos algumas estratégias infalíveis para aumentar a motivação dos funcionários, tornando-os mais unidos e produtivos. Assim, será possível criar equipes de alta performance e obter ótimos resultados. Confira!

1. Crie um ambiente que estimule as forças e características pessoais

Ofereça oportunidades para que seus colaboradores possam descobrir, desenvolver e colocar em prática seus talentos, forças e características pessoais únicas. A psicologia positiva, que estuda os benefícios da felicidade e do bem estar, aponta que funcionários que utilizam suas forças características e talentos no trabalho tendem a ser mais felizes e consecutivamente, produzem mais e melhor.

Uma empresa que sabe aproveitar e valorizar as forças pessoais dos seus colaboradores e sua diversidade, ganha força e potência, da mesma forma quando cria um ambiente que conecta as forças dos componentes da equipe, gerando o que conhecemos como Sinergia.

2. Ofereça um propósito realista e transformador

“Se sua empresa deixasse de existir, o que o mundo perderia?”. Reflita sobre essa questão. Talentos sentem-se motivados em fazer parte de organizações que têm um propósito grande, massivo e transformador.

Nesse sentido, uma estratégia infalível é somar propósito ao trabalho — as atividades não podem se resumir ao lucro. A Tesla, por exemplo, tem a missão de “acelerar a transição do mundo para a energia sustentável”. E em sua empresa, qual é o propósito?

Powered by Rock Convert

3. Dê “asas” ao espírito de equipe

Na empresa, pouca coisa pode ser feita com o esforço individual. É preciso que diversos profissionais, com competências e motivações diferentes, colaborem em parceria para o alcance de um único objetivo.

Em razão disso, otimizar o senso de pertencimento à equipe é essencial para manter os talentos motivados. Todos precisam se sentir parte de um verdadeiro time e trabalhar para alcançar o sucesso comum.

4. Estabeleça objetivos inteligentes

Bons objetivos servem como uma bússola e garantem que o time trabalhe com forte senso de direção. Por outro lado, objetivos mal definidos desestimulam ou geram resultados muito abaixo do esperado.

Cabe ao gestor criar objetivos inteligentes, que obedeçam ao padrão SMART (isto é, que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem-definido). Para tanto, vale envolver o time de trabalho.

5. Ofereça feedback com consistência

Muitos líderes têm medo de dar feedback aos colaboradores. Acreditam que isso pode gerar desestímulo ou prejudicar sua imagem diante dos funcionários, mas é o contrário. Os profissionais necessitam de feedback.

Ao receber um retorno sobre seu trabalho, a pessoa sabe que está sendo observada por seu líder e pode identificar pontos fracos “cegos”, melhorando seu desempenho conscientemente. Por isso, o retorno de informação é uma estratégia infalível à motivação.

Essas são algumas das estratégias para motivar uma equipe a ser mais produtiva, mas existem outras. Avalie o que funciona com seus colaboradores, afinal, nem todos os profissionais respondem aos mesmos estímulos.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para deixar um comentário. Conte suas experiências, dúvidas ou sugestões sobre o assunto. Vamos lá!