Um grupo de pessoas é apenas um coletivo humano. Equipes de verdade vão muito além: há alinhamento, sinergia e confiança mútua. Para criar boas equipes, todavia, é preciso entender o que é Team Building.

O termo vem do inglês e significa “construção de times”. Refere-se ao conjunto de ações destinadas a promover a aproximação dos colaboradores, bem como gerar entusiasmo, confiança e sintonia à cultura da firma.

Nos próximos tópicos, falaremos dos principais benefícios do Team Building e, no final, explicaremos como você pode promover atividades e treinamentos no intuito de dar “asas” ao espírito de equipe. Boa leitura!

Maior integração dos profissionais

A falta de integração pode ser um enorme problema. Quando os profissionais não se enxergam como parte de um time, tendem a competir de forma predatória, o que resulta em conflitos e piora o clima de trabalho.

Ações de Team Building promovem aproximação das pessoas, integrando-as verdadeiramente em um mesmo time. Esse processo pode gerar vantagens até aos recém-contratados, que passam a se sentir parte da família.

Motivação no expediente de trabalho

Os profissionais só trabalham — ou só trabalham bem — quando estão motivados. O problema é quando boa parte das pessoas está desmotivada, sem ânimo para gerar resultados fora do lugar-comum. Por consequência, o nível de produtividade de toda a organização é menor.

Dinâmicas, treinamentos e exercícios outdoor ajudam a mudar isso. Os profissionais podem se sentir mais apreciados pela empresa, um importante estímulo à alta performance. O maior senso de time também ajuda.

Powered by Rock Convert

Melhor comunicação interna

Uma enorme quantidade de problemas ocorre pela falta de diálogo no trabalho: de falhas operacionais até o atendimento inadequado aos clientes, passando por conflitos interpessoais e intergrupais. Essa falta de comunicação, muitas vezes, é causada pela pouca familiaridade do time.

Nesse caso, o Team Building tem grande relevância, como contribuir para aproximar os talentos, inclusive os líderes. Isso resulta na maior fluidez do que é dito no dia a dia e também previne fofocas e conversas paralelas.

Desenvolvimento dos colaboradores

A falta de preparo dos profissionais deve ser um alerta à alta administração. Quando os empregados não têm as competências necessárias ao trabalho, costumam entregar resultados abaixo do esperado. Além disso, atendem mal aos clientes e erram de maneira recorrente no expediente.

Ao optar pela construção da equipe de trabalho, também estará afinando certas competências técnicas e comportamentais dos funcionários, o que influencia no desenvolvimento do time.

Esses são só alguns dos principais benefícios, mas existem outros. A técnica de Team Building tem impacto primário na percepção e no ânimo do time de trabalho, depois no desempenho da empresa em geral.

Para investir no tema, o recomendado é pensar em atividades e programas que fortaleçam o espírito de equipe. Pode ser um treinamento outdoor ou atividades mais descontraídas, por exemplo, canoagem. Essas atividades estimulam o pensamento conjunto e aproximam os talentos. O importante aqui é sempre ter uma devolutiva, feedbacks com as percepções em relação aos comportamentos dos colaboradores enquanto participavam de determinada atividade. Para isso, é interessante contar com uma empresa especializada em Team Building.

Agora você está por dentro do que é Team Building, correto? Aproveite também para entender mais sobre como treinar equipes com técnicas de Team building. Vamos lá!