A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta crucial para a gestão de pessoas. Ela contribui para diagnosticar a atmosfera do ambiente de trabalho, bem como o nível de satisfação dos colaboradores.

Porém o simples fato de entender o clima não contribui em muita coisa. Após a realização da pesquisa, ainda é preciso criar metas, iniciar programas de melhoria, ouvir os profissionais e estimular o espírito de equipe.

No post de hoje, explicaremos o que fazer após uma pesquisa de clima organizacional. Boa leitura!

Observe os padrões da sua pesquisa

Primeiro, já com a pesquisa em mãos, é preciso fazer uma boa análise. Avalie quais são os pontos fracos mais apontados por quem faz parte da empresa. Eles podem ser solucionados? Como, exatamente?

Aproveite para avaliar os acertos apontados na pesquisa, isto é, os pontos fortes do ambiente de trabalho. Eles devem ser preservados e, na medida do possível, otimizados. Valorize o que há de bom na empresa.

Estabeleça metas de melhoria

A pesquisa do clima dá uma boa visão do status quo, ou seja, do que acontece dentro do ambiente de trabalho. Mas é preciso estabelecer metas que projetem o futuro, aonde todos devem chegar com a melhoria do clima.

Boas metas devem seguir um padrão conhecido como SMART, que é um acrônimo de 5 palavras do inglês. Quer dizer que a meta deve ser específica, mensurável, atribuível, relevante e com tempo bem estabelecido.

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Estimule o espírito de equipe

O clima não emerge do nada, é arquitetado a partir das relações interpessoais. Por isso, caso precise de melhorias, é preciso investir em técnicas que fortaleçam relações e deem “asas” ao espírito de equipe.

Técnicas de team building, termo em inglês que significa “construção de equipes”, devem ser pensadas para fortalecer os laços de quem faz parte do quadro de trabalho. Nesse caso, dinâmicas e jogos ajudam muito.

O fortalecimento das equipes torna o trabalho fluido e produtivo, também gera motivação e ânimo ao longo do expediente de trabalho. No fim, todos — funcionários e líderes — podem ser beneficiados.

Converse com os colaboradores

Sim, muitas cabeças pensam melhor do que uma! Por causa disso, é preciso conversar com os funcionários sobre o clima de trabalho e verificar quais ideias surgem para tornar o ambiente mais agradável.

Crie uma equipe enxuta, com 3 ou 5 profissionais, compartilhe a pesquisa realizada e peça dicas para obter melhores resultados no futuro. Assim, todos poderão participar e contribuir de alguma forma com o sucesso.

Essas são algumas das principais dicas. Lembre-se de fazer a pesquisa com certa frequência e avaliar se os temas de interesse estão melhorando com o tempo. Se sim, ótimo, continue com a mesma estratégia. Se não, é preciso mexer na tática, buscar novas ideias e continuar estimulando o espírito de equipe.

Agora que você entende o que fazer após a pesquisa de clima organizacional, aproveite para manter seus amigos por dentro do tema. Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais. Vamos lá!